27 abril, 2009

6º BAILE DA SOJA COM OS SERRANOS NO CTG DE CANARANA FOI UM GRNDE SUCESSO


DEPUTADOS JOSÉ RIVA, ELIENE LIMA E DALTINHO VIZITARAM CANARANA


No último final de semana estiveram em Canarana os deputados José Riva, presidente da Assembléia Legislativa, Eliene Lima e Daltinho. Junto a Rádio Vida Nova FM participaram do programa Bom Domingo, apresentado por Dirceu Luiz Egewarth e falaram sobre a Lei do Zoneamento, fechamento de frigoríficos na região e obras no município.

24 abril, 2009

Comissão de assuntos relevantes da Câmara de vereadores faz visita a localidade de Matinha.


Na manhã desta quinta-feira (23/04) a comunidade da Matinha recebeu a visita da Comissão de Assuntos Relevantes que é composta pelas vereadoras Gema Favreto que preside a comissão, Madelaine Stragliotto que atua como relatora e dos vereadores que são membros, Jocasta, e Paulinho Enfermeiro.
A comissão que foi constituída com o objetivo de acompanhar, fiscalizar, vistoriar, e supervisionar o controle das obras em construção no município, esteve verificando “in loco” a situação do sistema de distribuição de água encanada para aquela comunidade, que está insatisfeita com a qualidade da água. “Realmente a água aqui está sem condições de ser ingerida, como pudemos observar ela está amarelada e tem que ser feita uma análise em laboratório para ser verificado a origem dessa sujeira.” Ressaltou a vereadora Gema.
Os vereadores visitaram algumas residências onde os moradores disseram que a água está servindo somente para molhar plantas e matar a sede dos animais. A comissão fez questão de abrir torneiras em algumas casas e retirar uma amostra direto do poço. Na oportunidade a comissão foi convidada pelo vereador, Buda para se deslocarem até ao cemitério local para verificar de perto a situação no qual o mesmo se encontra. “Ainda hoje estaremos iniciando a obra de uma cerca de arame liso ao redor do cemitério, pois recebemos a doação de postes e arame de algumas empresas.” Destacou Buda. Com os dados em mãos o próximo passo da comissão é o de fazer um relatório e encaminhar ao executivo pedindo as devidas providências para solucionar estes problemas que aflige a comunidade da Matinha.

22 abril, 2009

CANTOR PEPE MORENO E O MENINO DE RUA VISITARAM A RÁDIO VIDA NOVA

SINDARC - Sindicado das Rádios Comunitárias de MT propõe mudanças na legislação‏


Após a audiência publica realizada na ultima sexta-feira, (17/04) na assembléia legislativa de Mato Grosso os representantes de rádios comunitárias do estado elaboraram um documento proposta que será encaminhado ao congresso e a camara federal através de políticos estaduais que apóiam a causa.
Veja os principais pontos deste documento:
PROPOSTAS DE MUDANÇAS
Rádios comunitárias - mudanças no sistema de rádios comunitárias (PL 4186/98 e outros) que podem dobrar a potência das emissoras de 25 para 50 Watts ERP e ganhar permissão para veicular propagandas comerciais. A relatora, deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG), apresentou substitutivo que, além de dobrar a potência, permite que, em alguns casos, a emissora alcance até 200 Watts, levando em conta fatores técnicos, geográficos e socioeconômicos de localidades isoladas. " A potência atual permitida é de 25 Watts).
DESTINAÇÃO DE 15% da programação para veicular publicidade ou patrocínio, distribuído eqüitativamente ao longo de toda a grade. O substitutivo ainda admite a formação de rede de rádios comunitárias e elimina a restrição de um único canal de operação nacional para essas emissoras.
RÁDIO DIGITAL - "No momento em que entramos na era digital e o rádio digitalizado é quase uma realidade, é proposta a destinação de, no mínimo, três canais comunitários, por localidade."
A publicação periódica de avisos de habilitação para rádios; acaba com a exigência de pré-sintonia dos equipamentos de transmissão; e reserva intervalo mínimo de cinco minutos na programação para transmissão de programas independentes produzidos por entidades locais.
O relatório da subcomissão destinada a analisar os procedimentos de outorga e renovação dos serviços de radiodifusão da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI)
O documento contém propostas avançadas de democratização e garantia de maior transparência nos processos de concessões de rádio e TV, que vinham sendo alvo de intensas resistências por parte dos empresários de radiodifusão e dos parlamentares ligados a este setor.
Alterações concretas nos procedimentos de análise das outorgas, sugerindo mecanismos e iniciativas com vistas à melhoria das ações de fiscalização e recomenda mudanças legislativas em vários instrumentos que regulam a radiodifusão, sugerindo inclusive que sejam revistos dispositivos constitucionais.

O QUE ESTÁ SENDO DEBATIDO NO CONGRESSO NACIONAL.
No topo da lista das potenciais polêmicas está a sugestão de que os parlamentares aprovem uma Proposta de Emenda Constitucional que "expressamente proíba que parlamentares sejam proprietários, controladores, diretores ou gerentes de empresa de radiodifusão sonora e de sons e imagens", vedação também estendida a qualquer ocupante de cargo público.
-A propriedade e direção de emissoras por parlamentares incompatíveis "com a natureza do cargo político e o controle sobre concessões públicas, haja vista o notório conflito de interesses".
Privilégios contestados
Outras PECs sugeridas pelo relatório e que também mexem em pontos considerados fulcrais pelos radiodifusores são a revogação dos parágrafos 2o e 4o do Artigo 223 da Carta Magna. O primeiro estabelece que a não renovação de uma outorga de rádio ou TV ocorra somente com 2/5 dos congressistas negando a nova autorização em votação nominal. Esta previsão cria uma exigência que, na prática, assegura uma blindagem à possibilidade dos parlamentares vetarem a renovação de uma outorga. "Considerando que nem mesmo as leis ordinárias demandam quorum qualificado e votação nominal para aprovação, não há como justificar a preservação desse privilégio, que, ressalte-se, é garantido somente às concessionárias e permissionárias de rádio e televisão", argumenta a relatora.
Já o artigo 4o estipula que apenas o Poder Judiciário tem a prerrogativa de cancelar uma outorga de rádio e TV. Ao restringir a possibilidade de cassação das licenças, tal exigência dá estabilidade aos concessionários e cria certo clima de impunidade. A relatora recomenda a retirada deste dispositivo do capítulo Da Comunicação Social da Constituição Federal, por identificar nele um privilégio injustificável, não existente no caso de nenhum outro serviço público.
O documento também discute a regulamentação do artigo constitucional que proíbe a prática de monopólio e oligopólio. Segundo o relatório, a legislação atual é insuficiente porque estabelece limites apenas em relação ao número de emissoras que uma mesma pessoa física ou jurídica pode controlar.

Mudanças imediatas
O relatório também apresenta medidas de caráter imediato para o aperfeiçoamento dos procedimentos adotados pelo Ministério das Comunicações na análise das outorgas de radiodifusão. Ele reforça as sugestões já constantes em sua versão parcial, aprovada em julho de 2007, como a publicização dos dados sobre os processos e a fixação de prazos uniformes e razoáveis para cumprimento das exigências pelas emissoras.
O texto aprovado agora também ressalta a obrigação das concessionárias manterem a regularidade fiscal durante todo o período da outorga e a necessidade de se agilizar a tramitação dos processos, com a redução da burocracia e a reabertura das delegacias regionais do Ministério das Comunicações. Por fim, como na sua versão anterior, o relatório prevê a criação de mecanismos de controle social para avaliar periodicamente o cumprimento dos preceitos constitucionais e exigências legais referentes à exploração destes serviços.
Além deste mecanismo, o texto recomenda "o estabelecimento de um canal multimídia no Poder Executivo para que o cidadão possa encaminhar denúncias de irregularidades na prestação dos serviços de rádio e televisão e apresentar sugestões para aperfeiçoamento da regulamentação, procedimentos e atividades pertinentes à radiodifusão comercial e comunitária".
As medidas elencadas no documento não se limitam apenas a mudanças no sistema, mas em uma avaliação densa sobre como este funciona hoje. Para isso, a relatora sugere uma auditoria operacional no Ministério das Comunicações, na Presidência da República e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre os procedimentos de análise de outorgas e renovações de concessões, permissões e autorizações.
A iniciativa tem como objetivo verificar o cumprimento dos dispositivos legais e constitucionais, bem como as sanções decorrentes do seu desrespeito; avaliar a transparência, impessoalidade e eficiência do trâmite dos processos e analisar os procedimentos de verificação de denúncias. Esta auditoria seria feita de forma conjunta com o Tribunal de Contas da União.

09 abril, 2009

OS SERRANOS VÃO ANIMAR O BAILE DA SOJA EM CANARANA


No próximo dia 25 de abril, o CTG Pioneiros do Centro Oeste estará realizando o 6º Baile da Soja. Pela segunda vez o conjunto gaúcho, Os Serranos, estará abrilhantando a festança.

HISTÓRICO DOS SERRANOS

OS SERRANOS - Conjunto musical gaúcho, fundado em 1968 em Bom Jesus, na serra do Rio Grande do Sul.
No início, uma dupla de acordeonistas - Edson Becker Dutra e Frutuoso Luis de Araújo, ambos nascidos em Bom Jesus.
A dupla gravou seu primeiro disco - um compacto duplo - em 1969 - na gravadora Copacabana, tendo como padrinho e apoiador, Honeyde Bertussi. Este, já artista famoso à época, escreveu uma carta de recomendação àquela gravadora e OS SERRANOS se foram para São Paulo e... gravaram!!!
Os destaques deste primeiro disco foram: Minha Querência (chote em homenagem a Bom Jesus) e a valsa Suspiro de uma saudade.
Três anos mais tarde, voltaram a São Paulo e, pela gravadora Califórnia, gravaram o primeiro LP - Nostalgia Gaúcha - , já fazendo sucesso com Terol do Tio Domingos e a milonga Chimarreando.
Nos anos seguintes estiveram contratados pela gravadora Chantecler, com a qual lançaram nove LPs, todos com grande destaque.
Mais tarde, assinaram contrato com outras gravadoras igualmente importantes: RGE, Som Livre, ACIT e Galpão Crioulo Discos.
OS SERRANOS fazem shows e bailes por muitos lugares Brasil e também se apresentam em cidades de países do Mercosul. Igualmente, atuam em feiras, clubes e CTG's.
Tem 25 discos inéditos, sendo um dos conjuntos que mais vende discos no seu gênero, no país.
Foi o pioneiro na realização de um CD voltado para o Mercosul, no caso, Mercosul de Canções.
Foram feitas gravações conjuntas com importantes artistas do Uruguai, Argentina e Paraguai.
Tem Três discos de ouro. "Isto é... Os Serranos", "Bandeira dos Fortes" e "Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos".
Recebeu diversas premiações que estão elencadas no "release" deste site.

Confira a turnê que Os Serranos farão, do Sul para o Centro Oeste do Brasil:

19/04/2009: PORTO UNIÃO / SC
20/04/2009: CASCAVEL / PR
24/04/2009: PRIMAVERA DO LESTE / MT
25/04/2009: CANARANA / MT
26/04/2009: CAMPO VERDE / MT
30/04/2009: ESTRELA / RS

08 abril, 2009

RÁDIO VIDA NOVA FEZ COBERTURA DA AUDIÊNCIA SOBRE ZONEAMENTO



No último sábado, dia 04 de abril de 2009, aconteceu no município de Barra do Garças, a Audiência Pública Regional sobre a Lei do Zoneamento Ambiental, que contou com a presença de várias autoridades estaduais,regionais e municipais. Entre eles o Vice-Governador Silval Barbosa, Dep. Federal Homero Pereira, Dep. Federal Eliene Lima, Dep. Federal Eduardo Moura, Dep. Federal Welington Fagundes, Dep. Estadual e presidente do Legislativo José Riva, Dep. Estadual e Relator do projeto Alexandre César, Dep. Estadual Percival Muniz, Dep. Adalto de Freitas (Daltinho), Secretário de Estado da Agricultura Neldo Egon Weirich, prefeitos, vereadores e população dos municípios do Vale do Araguaia. O município de Querência que tem como prefeito o senhor Fernando Gurgem, compareceu em maior número, num total de 700 pessoas. A rádio comunitária Vida Nova como sempre vem se fazendo presente, dentro do possível, deu cobertura ao evento, que teve início por volta das dez horas da manhã, através do repórter Dirceu Luiz Egewarth que registrou o depoimento de algumas autoridades e representantes municipais.
A cobertura da Rádio Comunitária Vida Nova começou com diversos dias de antecedência através de matérias explicativas sobre a importância da nova Lei e convidando a população para participar. Também foram feitas matérias durante reuniões realizadas no Município de Canarana sobre a Lei do Zoneamento Sócio-Ambiental.

03 abril, 2009

PADRES GUANELIANOS VISITARAM CANARANA


No último dia 1º de abril um grupo de 14 sacerdotes da Congregação Guaneliana dos Servos da Caridade estiveram visitando a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana. Às 19:00 horas participaram da celebração da missa na Igreja Matriz e logo após participaram de uma janta na Casa Paroquial.
Os padres foram recepcionados pelo Pároco de Canarana, o Padre José Lourival Taveira e na seqüência cada um deles se apresentou colocando para a comunidade, que lotava a igreja, qual seu local de trabalho.
Os padres que estiveram em Canarana foram os seguintes: Celso Feldkirscher(Brasília-DF), Iraní Milani(Água Boa-MT), Ciro Atanásio(Porto Alegre-RS), José Telles de Deus(São Paulo), Adenir Fumagali(Salgueiro-PE), Gelsi Fiorentin(Piraquara-PR), Flávio Demoliner((Anchieta-RJ), Amélio Farini(Santa Maria-RS), Ivo Catani (Porto Alegre-RS), Antônio Viana(Itaipu-PR), Geraldo Ascari(São Paulo-SP), Atanásio Francisco Schwarts(Anchieta-RJ) Adelmo Maldaner(Carazinho-RS).