30 junho, 2009

ACIDENTE EM CANARANA DEIXOU VÍTIMA FATAL


No último Domingo, dia 28 de junho, por volta das 15:00,na entrada da cidade de Canarana, aconteceu um atropelamento com vítima fatal. Guilherme Tiago Fachin que conduzia um veículo Pickup modelo Strada de cor prata, trafegava pela Avenida Rio Grande do Sul, mais precisamente na rotatória, proximidades do Centro Universitário, quando atropelou três jovens. Deste acidente resultou em vítima fatal Alan Cristian Rossi, de 14 anos. Os outros dois, Weslei Mattos dos Santos e Maicon Junior Acadrolli foram socorridos e encaminhados para os Hospitais de Goiânia e de Cuiabá e não correm risco de morte.
O acidente causou comoção na cidade. A Escola Estadual 31 de Março, onde Alan estudava, suspendeu as aulas para possibilitar que os alunos, professores e funcionários acompanhacem o funeral. O condutor da pickup foi detido pela Polícia Militar em função de estar alcoolizado na hora do acidente e de não ter prestado socorro para as vítimas.

23 junho, 2009

MORREU AOS 90 ANOS A NONA OLIVA FAVRETO


No último dia 22 de junho faleceu a Nona Oliva Favreto. O seu sepultamento aconteceu às 17:30 hs, após a missa de corpo presente na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, onde recebeu as últimas homenagens.
Oliva Pelizzaro Favretto nasceu dia 07 de setembro de 1918 na localidade de Santana, município de Antônio Prado – RS. É a quarta dos nove filhos de Mateus e Pierina Pelizzaro, descendentes de italianos da região do Veneto.
Oliva casou-se com José Favretto no dia 20 de abril de 1939 na Igreja Matriz de Antônio Prado-RS. Após a cerimônia os noivos se deslocaram a cavalo até a comunidade de Santana onde aconteceu uma confraternização.
Da união de José e Oliva nasceram os filhos: Luiz, Iolanda, Afonso e Gema. Dois deles nasceram em Antônio Prado e dois em São Domingos do Sul. Hoje Oliva conta com 14 netos, 20 bisnetos e 1 tataraneto.
A nona Oliva, juntamente com sua família, mudou-se da sua terra natal, Antônio Prado RS, para São Domingos, na época município de Guaporé, no ano de 1943. A família de José e Oliva permaneceu durante 36 anos num lote rural situado na Linha Terceira. Mudou-se depois para a vila de São Domingos e num período de 4 anos residiu em Santiago-SC, voltando novamente para São Domingos.
Após o falecimento do marido José em 26 de agosto de 1987, Oliva mudou-se para Canarana, tendo chegado dia 30 de janeiro de 1988. Nesses 21 anos de Canarana, residiu junto com a família de sua filha Gema.
Oliva sempre trabalhou na lavoura. Seu maior prazer é extrair os alimentos da terra para alimentar sua família e outras pessoas que necessitassem. Foi uma mulher de profunda religiosidade sendo uma das pessoas mais assíduas na participação das missas da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
Tinha uma devoção especial a Nossa Senhora das Graças. Segundo ela, a vida do seu filho Luiz foi salva da febre do tifo, após ter ficado seis dias em coma e ter emagrecido 16 quilos, graças a sua devoção a Nossa Senhora das Graças.
Um sinal da grande amizade que cultivou durante seus 90 anos e nove meses e 15 dias de vida é o grande número de afilhados que tem. Entre batismo e crisma ela teve 47 afilhados.
Como sempre repetia o saudoso Monsenhor João Benvenhú, “a memória do justo é eterna”. Por isso o exemplo de vida da nona Oliva sempre ficará no coração dos que a conheceram.

14 junho, 2009

18ª EXPOVALE - 08 A 12 DE JULHO DE 2009 EM ÁGUA BOA






SANTAS MISSÕES POPULARES ENCERRAM EM CLIMA ANIMADO EM CANARANA



No último domingo, dia 07 de junho, com início às 08:00 horas da manhã, na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, foi celebrada a missa de encerramento da Semana Missionária, dentro da caminhada das Santas Missões Populares realizadas pela Paróquia.
A Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Barra do Garças, Dom Protógenes José Luft e concelebrada pelo pároco de Canarana, Padre José Lourival Taveira. A coordenação da lituragia ficou a cargo do Coordenador Geral das Missões e Ministro de Eucaristia Guido Afonso Rauber. A igreja estava lotada tendo a participação de delegações vindas das comunidades do interior, como Garapu e Serra Dourada e dos bairros da cidade.
A celebração transcorreu num clima muito animado com muitos canticos e vivas. No final foi feita uma procissão onde foi carregada uma grande cruz, que foi erguida em frente a Igreja para ser o grande sinal da realização das Santas Missões Populares.
Durante a homilia o Bispo destacou a importância da preservação dos valôres da família e do compromisso com a transformação social. Em relação ao momento vivido por Canarana, Dom José salientou que ninguém deve ter medo "desses políticos", pois ninguém é maior que Deus.

06 junho, 2009

VEREADOR MAURÃO ASSUMIU A PREFEITURA


Nesta sexta-feira, dia 05 de junho de 2009, o Juiz Eleitoral Dr André Barbosa Guanaes Simões, recebeu o despacho do TRE (Tribunal Regional Eleitoral)determinando que fosse substituido o prefeito de Canarana. O ato foi realizado às 20:00 horas junto a Câmara Municipal de Vereadores com a presença do Chefe do Fórum Eleitoral de Canarana, Dr Kélsen França Magalhães, representantes de imprensa local e lideranças dos partidos que disputaram as últimas eleições.
No ato que deu posse ao presidente da Câmara, Vereador Mauro de Souza Vieira, no cargo de prefeito, o Juiz Eleitoral salientou que se tratava de um ato provisório podendo ter outros desmembramentos com possíveis liminares ou recursos impetrados pelo prefeito cassado.
Adiantou também que irá aguardar as determinações do TRE, quanto a realização de novas eleições ou posse do segundo colocado das eleições. Tudo isso continua em julgamento e deverá ser decidino nos próximos dias.
Com a posse do Vereador Maurão como prefeito, a presidência da Câmara passará para a vice, a Vereadora Madelaine Terezinha Stragliotto do PTB.

03 junho, 2009

PUBLICAÇÕES PROIBIDAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL CULMINARAM NA CASSAÇÃO DO PREFEITO DE CANARANA

Na publicação no site www.jusbrasil.com.br encontramos as explicações do voto do juiz relator José Zuquim Nogueira, dando o fundamento do porque o prefeito de Canarana foi cassado.
"Dá leitura das matérias divulgadas em 22 e 27/08/2008, 17 e 29/09/2008 e 01 e 02/10/2008, foram publicadas várias fotos das obras realizadas durante a administração do Recorrido, assim como foto das futuras instalações da prefeitura municipal, Unidade Mista de Saúde e reforma da Praça Siegfied Roewer, divulgação de programas lançados pelas Secretarias do Município, etc.
Consta ainda no site, uma matéria intitulada "Administração 2005/2008 - Determinação e Trabalho", que traz a foto do Recorrido Walter Lopes Farias e fala sobre as funções executivas, mas que, conforme documentos de fls. 135, exaltam a administração do Recorrido:
"Assumiu a Administração Municipal em 2005, o prefeito Walter Lopes Farias, que juntamente com a Vice Prefeita Marilei Bier, e todo Secretariado, administra um orçamento mensal de R$ 2.200.000,00, que são investidos na manutenção dos serviços públicos, e melhorias na infraestrutura do Município, como construção de asfalto, construção e reforma de postos de saúde e escola" (grifei)
Consta também várias outras publicidades de obras na página inicial que fazem apologia à administração do Recorrido tais como "Pavimentação, mais de 85.000m", "em apenas três anos de administração Canarana se transformou, recebendo investimentos em todas as áreas", "educação, mais de 7.000.000,00", "saúde, mais de 8.000.000,00", "esporte e lazer, mais de 600.000".
É o típico caso de se querer aproveitar do momento eleitoral, onde o candidato, atual prefeito, tenta angariar simpatia à sua candidatura utilizando-se, para tanto, obras realizadas pela administração municipal.
Entendo que a conduta realizada pelo Recorrido ao utilizar o site oficial da Prefeitura de Canarana/MT para exaltar a sua gestão, teve sim potencialidade para causar desequilíbrio do pleito a ensejar a cassação, uma vez que as publicidades sobre obras foram expostas no referido site de forma intensa e preponderavam sob qualquer outra informação ou notícia ali constante.
Ademais, a diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de apenas 422 votos, sendo que o número de visitas à página eletrônica durante o período de monitoramento foi de 1122 acessos, ou seja, a quantidade de pessoas expostas à publicidade institucional favorável ao candidato recorrido é muito maior (mais que o dobro!) que os votos que o colocaram a frente do principal adversário , número mais que suficiente para alterar o resultado da eleição daquele município.
Houve sim, na conduta vedada realizada pelo Recorrido, potencialidade de desequilíbrio do pleito pelo número elevado de acessos de internautas, o quais podemos inferir que sejam, na sua maioria, cidadãos do município de Canarana/MT que buscavam qualquer informação sobre serviços e assuntos locais, e não cidadão de outros municípios."
A íntegra das explicações podem ser conferidas no site: /www.jusbrasil.com.br

02 junho, 2009

TRE CASSOU DIPLOMA DO PREFEITO DE CANARANA


Extraído de: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (Cuiabá, 02/06/09)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso cassou por unanimidade o diploma do prefeito reeleito de Canarana, Walter Lopes Faria (PR) e manteve a pena de multa de 20 mil ufir´s. A decisão acompanhou o voto do juiz relator José Zuqui Nogueira e o parecer do procurador regional eleitoral Thiago Lemos de Andrade.
O Tribunal julgou parcialmente procedente o pedido do Ministério Público Eleitoral que recorreu da decisão de primeiro grau que julgou parcialmente procedente a ação interposta contra o prefeito, negando o pedido de cassaçao e aplicando multa de 20 mil ufirs. De acordo com o procurador o Juízo de primeiro grau reconheceu a irregularidade do prefeito que praticou conduta vedada a agentes públicos em período eleitoral, divulgando em propaganda institucional no site oficial da prefeitura. Para o procurador ao negar o pedido de cassação o magistrado de primeiro grau apesar de reconhecer a infração não reconheceu o dando, uma vez que o site no períod da veiculação teve 1.222 acessos e a diferença entre o primeiro e segundo colocado foi de 422 votos.
Por unanimidade, o Pleno cassou o diploma e manteve o valor da multa, já que o MP avia pedido a majoração da multa.
Em seu voto Zuquim determina a posse do presidente da Câmara já que o prefeito foi reeleito com mais de 50 % dos votos válidos.

MORRE O PIONEIRO E DESPORTISTA DE CANARANA, EDEMAR PARZIANELLO



Edemar, conhecido como Nego Parzianello, nasceu dia 08 de setembro de 1943 em Tenente Portela – RS. Filho de Abílio e Dora, tinha cinco irmãos: Adelar, Neiva, Tereza, Venilde e Vane. As duas últimas já falecidas.
Durante 45 anos viveu seu matrimônio com Lucilda Roewer, falecida dia 24 de abril de 2003. Dessa união nasceram os filhos: Ivair, Jane(falecida em 1981), Dionara e Graziela. Contava também com cinco netos.
Edemar José Parzianello foi um dos 80 primeiros colonizadores de Canarana, participando do Projeto de Colonização liderado por Norberto Schwantes e seu cunhado Orlando Roewer. Aqui chegou no dia 10 de setembro de 1972. Durante alguns meses morou embaixo de lona no acampamento da Vila Sucuri. Posteriormente construiu sua residência na Segunda Agrovila, onde era proprietário do lote número 63. Durante todos esses anos trabalhou com lavoura e criação de gado.
Além de trabalhador e pai de família, Edemar se destacou como um dos principais dirigentes do esporte do município de Canarana. Em 1975, logo após ter construído sua residência, abriu em sua propriedade um campo de futebol. Criou então o Time da Segunda Agrovila. Posteriormente esse clube mudou o nome passando a ser chamado de Esporte Clube Canarana.
Em 1990 criou o Esporte Clube Veterano, time que defendeu até o fim da sua vida e que inclusive está participando do campeonato municipal de futebol de campo. Em reconhecimento a sua grande contribuição ao esporte do município, Ademar Parzianello deu o nome a uma edição do Copa Canarana de Futebol.
Edemar José Parzianello faleceu na última segunda-feira, dia 1º de junho na cidade de Ribeirão Preto aos 65 anos de idade. Deixa a todos os familiares, amigos e conhecidos o seu testemunho de trabalho, honestidade e dedicação pelos interesses da comunidade. A história de Canarana deverá ter em seus anais, que ficarão para as futuras gerações, o registro do nome de Ademar José Parzianello como um grande vulto e exemplo de dedicação pelo esporte comunitário, de maneira especial, o futebol de campo, que é o esporte mais popular do planeta.
Edemar, que carinhosamente costumamos te chamar de Nego Parzianello, vá em paz, que nós vamos ficar torcendo na certeza que terá um lugar garantido no time de Deus, no grande certame da eternidade.

01 junho, 2009

SANTAS MISSÕES POPULARES TIVERAM ABETURA NO DIA 31 DE MAIO



As Santas Missões Populares, que vinham sendo preparadas desde 2007, tiveram sua abertura no último domingo, dia 31 de maio, durante a missa das 19:00 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Barra do Garças, Dom Protógenes José Luft.
Os missionários locais e aqueles vindos de outras paróquias da diocese foram enviados pelo bispo para atuarem durante a semana missionária, que terminará no domingo dia 07 de junho, ocasião que será celebrada a missa de encerramento.
As Santas Missões Populares contam com a coordenação geral do Ministro da Eucaristia e líder comunitário Guido Afonso Rauber, com supervisão pastoral do Pároco, Padre José Lourival Taveira, da Congregação Servos da Caridade.