26 abril, 2010

PERGUNTE AO DR, UM PROGRAMA QUE VISA A SAÚDE PREVENTIVA

Todas as sextas-feiras, no horário das 13:30 hs, na Rádio Comunitária Vida Nova FM, é apresentado o quadro "Pergunte ao Dr", dentro do Espaço Comunitário. O programa tem como objetivo responder as perguntas dos ouvintes sobre todos os assuntos relacionados a saúde, em vista de colaborar com a saúde preventiva da população de Canarana. Quem responde as perguntas é o Médico Neurologista, Dr Carlos Henrique Lopes de Figueiredo, e o apresentador do programa é o Diretor da Rádio Vida Nova, Domingos Finato. Desde o seu início, no dia 18 de setembro de 2009, já foram respondidas mais de 100 perguntas encaminhadas pelos ouvintes da rádio. As perguntas podem ser encaminhadas através de carta, e-mail ou telefone.

22 abril, 2010

CTG PIONEIROS DO CENTRO-OESTE COMEMORA 26 ANOS


O CTG Pioneiros do Centro-Oeste de Canarana está comemorando 26 anos de sua criação. Ele foi fundado no dia 22 de abril de 1984, por um grupo de migrantes do Sul do País, com o intuito de manter vivas as tradições e com isso buscar a integração dos povos. Ao longo de sua história teve a frente os seguintes Patrões: Neldo Egon Weirich, Acildo Martens, Odair Biguelini, Sérgio Giacomolli, Augusto Dunck, Gilberto Stefens, Eraldo Felten, Eurípedes Divino de Oliveira, Arlindo Cancian, Anibaldo Pommer, Wilmar Pfeifer, Áureo Scheiner, Wilson Biguelini e atualmente José Mitielo Corrêa.
Seu galpão fica situado na Rua Palmeira das Missões, em frente ao Estádio Municipal. Em função do seu espaço e conforto, vem sendo palco de muitos eventos do próprio CTG e de outras entidades. O evento que mais marcou a história do CTG foi o Festival Regionalista denominado Grito Pampeano, realizado em três edições entre os anos 1989 a 1995. As principais promoções anuais do CTG são o Baile da Soja, o Jantar das Mães e a Semana Farroupilha.

19 abril, 2010

ESCOLA PAULO FREIRE COMEMOROU DIA DO ÍNDIO


Na manhã da segunda-feira, dia 19 de abril de 2010, a Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, de Canarana, comemorou a passagem do Dia do Índio com uma apresentação de músicas e danças por parte dos alunos indígenas da Extensão da Escola de Serra Dourada. As músicas apresentadas são de autoria do índio Márcio Tserehité Xavante, da Aldeia Belém, pertencente a Reserva Pimentel Barbosa de Serra Dourada. Segundo os líderes indígenas, Daniel e Virgínia, as músicas apresentadas pelos índios são compostas por eles mesmos e são inspiradas durante um sonho. Segundo a Diretora Sandra, a Escola de Serra Dourada conta com 150 alunos indígenas.

14 abril, 2010

SENADORA SERYS VISITOU A RÁDIO VIDA NOVA DE CANARANA

No dia 13 de abril de 2010, a senadora Serys Marli Slhessarenko-PT, visitou pela primeira vez os estúdios da Rádio Comunitária Vida Nova de Canarana. Na oportunidade foi recebida pela direção e funcionários e concedeu uma entrevista ao vivo no Jornal da Vida Nova, que é apresentado por Paulinho Ferreira. Antes disso tinha realizado um encontro com membros do diretório municipal do PT de Canarana, filiados, simpatizantes e autoridades municipais no plenário da Câmara de Vereadores para pedir o apoio para ser a indicada do partido para concorrer a reeleição ao senado na prévia que ocorre no dia 18 de abril.
Em sua entrevista destacou a importância do trabalho da Rádio Vida Nova para o fortalecimento da democracia e a prestação de serviço para a comunidade. A Senadora Serys também fez um relato das suas principais realizações em favor do Município de Canarana, atuação essa que lhe dá a credencial para ter o apoio dos canaranenses para ser a candidata do partido na disputa da eleição do próximo dia 03 de outubro.

06 abril, 2010

PRODUTORA DE FILMES SOBRE O XINGU FEZ SELEÇÃO DE INDÍGENAS EM CANARANA PARA ATUAR COMO ATORES



Uma equipe da Produtora Ó-2 Filmes de São Paulo, esteve em Canarana na última terça-feira, dia 06 de abril para fazer uma seleção de atores e figurantes indígenas que poderão atuar nas gravações do filme “Xingu”. Os testes foram feitos junto ao Centro Histórico da Fundação Pró-Memória de Canarana.
Segundo os representantes da produtora, Francisco Accioly e Kall Amburger, as gravações do filme serão feitas entre os meses de junho a outubro, no Parque Indígena do Xingu. A produção cinematográfica faz parte das comemorações dos 50 anos da demarcação do Parque, que contou com a decisiva participação dos Irmãos Vilas Boas.
Para o presidente da Fundação Pró-Memória de Canarana, o pioneiro Augusto Dunck, a gravação deste filme vem valorizar Canarana e toda a história da nossa região. Além disso será mais uma oportunidade de divulgar Canarana para o mundo, já que o nosso Município é o Portal de Entrada para o Parque Indígena Nacional do Xingu.

05 abril, 2010

CASAIS DO OVISA REALIZARAM MAIS UM ALMOÇO BENEFICIENTE NA CAPELA SÃO FRANCISCO



O Movimento de Casais do OVISA - Orientação Para a Vivência Sacramental, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, realizou no último domingo, dia 04 de abril de 2010, mais um almoço beneficiente de Páscoa junto ao salão comunitário da Capela São Francisco do Bairro Nova Canarana. Os casais do OVISA tinham realizado esse almoço no ano passado e nesse ano o gesto foi repetido. Mais de cem famílias carentes são beneficiadas com esse almoço, que é realizado todos os domingos a vários anos. A iniciativa partiu do saudoso Padre Júlio Prestes Holds e está sendo levada adiante pela comunidade, através dos seus grupos organizados. O OVISA em Canarana vem sendo coordenado pelo casal Gládis e Edgar Marcolin. A coordenação regional do OVISA vem sendo exercida pelo casal canaranense Maria e Volmar da Rosa.