30 abril, 2011

8º BAILE DA SAJA DO CTG DE CANARANA CONFIRMA SUCESSO DOS ANTERIORES





 







Foi realizado com sucesso o 8º Baile da Soja do CTG Pioneiros do Centro-Oeste, no sábado, dia 30 de abril de 2011, desta vez com animação do Grupo Charla de Galpão, da cidade de Friburgo - SC. Segundo o Patrão do CTG, Aldemir Zatti, todas as mesas foram vendidas com antecedência e foi necessário acrescentar mais devido a grande procura. 
Antes do início do baile, foram homenageados os patrocinadores e foram apresentadas danças com as invernadas artística, sob o comando do Professor José Mitielo Correa. A novidade da noite foi a apresentação de uma invernada adulta, denomininada de invernada Xirú.

28 abril, 2011

PROFESSORES FIZERAM DIA DA PARALISAÇÃO NO DIA 27 DE ABRIL

Os professores das redes Estadual e Municipal, do Município de Canarana, participaram na quarta-feira, dia 27 de abril de 2011, do dia de paralisação dentro da Semana em Defesa e Promoção Escolar Pública organizada pela Sindicato do Trabalhadores na Educação - SINTEP. Os professores fizeram uma caminhada às 07:30 da manhã, desde o Monumento da Cuia até o centro da cidade, onde fizeram um manifesto no canteiro da Avenida Rio Grande do Sul, em frete a Câmara de Vereadores.
Segundo o coordenador do núcleo de Canarana, Paulo Guimarães, a paralização foi uma advertência em defesa da implantação do Piso Salarial Profissional Nacional, adequação imediata dos planos de carreira, aplicação do Imposto de Renda e 60% dos recursos vinculados à educação para pagamento de salários. Segundo ele, essa luta é importante e de interesse de toda a sociedade, por que não se limita ao salário, e sim a uma educação de qualidade.

23 abril, 2011

TEATRO DA PAIXÃO TEVE GRANDE PÚBLICO E FOI MUITO APLAUDIDO

O Teatro da Paixão apresentado pela Pastoral da Juventuda da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, na noite da Sexta-Feira Santa, dia 22 de abril de 2011, foi muito aplaudido pelo grande público que se fez presente no Pavilhão aberto do Centro Auxiliadora. A coordenação do espetáculo foi do teatrólogo Guigo Afonso Rauber e da Vereadora e Assessoara da PJ, Gema Favreto Colling. A sonorização e imágens foi do Diretor da Rádio Comunitária Vida Nova, Domingos Finato.

20 abril, 2011

IPEAX COMEMOROU DIA DO ÍNDIO COM APRESENTAÇÃO DE DANÇAS EM CANARANA

Na tarde da terça-feira, dia 19 de abril de 2011,  indigenas de várias etnias do Alto Xingú se reuniram para comemorar o “Dia do Indio” nas dependências do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu(IPEAX) em Canarana, situado na Avenida Paraná, 733, Bairro Nova Canarana. Cerca de 300 alunos da rede municipal prestigiaram o evento e alguns deles até participaram das danças.

15 abril, 2011

CENTRO CULTURAL E PARCEIROS REALIZARAM CURSO DE ARTESANATO COM ARGILA


De 11 a 15 de abril de 2011 foi realizado um curso de artesanato com argila em Canarana. O curso foi realizado junto a Casa do Artesão, situada ao lado da Feira do Produtor do Bairro Nova Canarana. A sua realização foi possível graças a parceria entre SENAR, Sindicato Rural, Famato e Centro Cultural e Artístico de Canarana.
A coordenação do curso foi da Vereadora Gema Favreto Colling e a instrutora foi a professora Carmem Pinheiro da cidade de Cuiabá. Ao todo participaram 15 artesãs, que agora estarão aptas para produzir dezenas de modelos de peças artesanais com argila. Durante o curso foram produzidas mais de 80 peças, de diversos modêlos,  que serão vendidas junto a Casa do Artesão.
Para a realização do curso foi construído um forno com tijolos massiços, que agora poderá ser utilizado pelos artesãos para fabricação de novas peças. Segundo a professora Carmem, Canarana conta com argila de boa qualidade que poderá ser utilizada como matéria prima para a fabricação do artesanato.

MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS FARMACÊUTICAS

A manipulação de fórmulas farmacêuticas é uma atividade antiga e que permite ao farmacêutico desempenhar seu papel diante da sociedade, assistindo ao paciente de forma individualizada e não coletiva, uma vez que as fórmulas manipuladas são prescritas conforme a individualidade do paciente, de acordo com suas necessidades terapêuticas particulares.
Pode-se dizer com segurança que o Brasil desenvolveu um modelo de farmácia magistral sem paralelo em todo o mundo.”
A história mostra que, desde o inicio dos tempos, as profissões do médico, odontólogo e farmacêutico estão intimamente relacionadas. A medicina começou a ser praticada no Egito, por volta de 4600 A.C. No Brasil, com a chegada da Família Real e a Corte Portuguesa, foi fundada a primeira escola de medicina e farmácia, onde médicos e farmacêuticos tinham a mesma formação, como a manipulação e a terapêutica médica.
A manipulação de medicamentos no Brasil confunde-se com a história da farmácia neste país, uma vez que foram os Jesuítas que trataram de instituir as primeiras enfermarias e boticas em seus colégios. Nestas boticas, os Jesuítas dispensavam drogas e medicamentos vindos do velho continente, bem como preparavam remédios com plantas medicinais nativas baseados nos conhecimentos dos velhos pajés. A transformação das boticas em farmácias não foi nada fácil. Até meados de 1886, os farmacêuticos e boticários, habilitados ou não, tinham pouca diferença no conceito da média da população e pelos legisladores da época, com poucos conhecimentos sobre a profissão farmacêutica.
Após a segunda guerra mundial, com o estabelecimento das primeiras indústrias farmacêuticas no Brasil, a manipulação de medicamentos foi perdendo terreno, restringindo-se aos ambientes hospitalares e a algumas poucas farmácias. A partir da década de 70, principalmente no Rio Grande do Sul, houve o ressurgimento das farmácias de manipulação como atividade restrita do profissional farmacêutico e, no limiar da passagem do século, aconteceu um crescimento vertiginoso desta atividade, com significativo aumento em todo o país do número de farmácias de manipulação, felizmente também acompanhado de crescimento técnico-científico dos farmacêuticos e a incorporação de modernas farmacotécnicas aplicadas arte e ofício de criar medicamentos individualizados, na dose certa, na forma farmacêutica mais apropriada.
Pode-se dizer com segurança que o Brasil desenvolveu um modelo de farmácia magistral sem paralelo em todo o mundo, com muitas farmácias de manipulação com mais de 20 anos de experiência e com um grau de qualidade e segurança próprios ao segmento, utilizando-se de técnicas e equipamentos modernos, desenvolvidos especialmente para a manipulação em pequena escala. Programas de computador especializados para a atividade proporcionam rapidez e segurança, uma vez que podem disponibilizar informações aos farmacêuticos sobre dosagens, incompatibilidades, interações medicamentosas, efeitos adversos, farmacodinâmica, além de manter um histórico de todo o tratamento dos pacientes. Para atestar esta qualidade e o amadurecimento do setor, basta constatar que o número de farmácias de manipulação já certificadas pelo sistema de gestão da qualidade ISO 9001 já supera os números obtidos pela indústria farmacêutica no Brasil.
Entre as vantagens que podem oferecer os medicamentos manipulados pode-se destacar:
- Maior adesão ao tratamento farmacológico, com a possibilidade da associação entre vários fármacos, diminuído o número de cápsulas que tem que ser ingeridas.
- Doses adequadas ao peso/idade dos pacientes, diferentes das colocadas a disposição pela indústria de medicamentos.
-  Custo mais baixo.
- Possibilidade de ajuste de doses/concentrações ou mudança de apresentação de medicamentos industrializados, de modo a melhorar a adesão e a efetividade do tratamento.
Agora Canarana pode contar com uma farmácia de manipulação A Pharma Formula localizada à Av Paraná, 351 centro atendendo das 7:30 as 18:30 hs , telefone 3478 3812.
Comercializando medicamentos alopáticos (químicos), fitoterápicos (plantas), florais de Bach, cosméticos e dermocosméticos em geral e uma linha de perfumaria para melhor atender seus usuários.
Atendendo a formulações personalizadas e direcionadas ao usuário de acordo com a sua necessidade e prescrição medica.
Profissionais farmacêuticos que prestam assistência e atenção farmacêutica em período integral, proporcionando um maior esclarecimento visando um melhor resultado do tratamento.
A manipulação é feita por profissionais farmacêuticos capacitados e habilitados, com matérias primas testadas e lados de procedência com fornecedores qualificados, contando com um controle de qualidade rígido para proporcionar ao usuário confiança e acima de tudo bem-estar.
Venha conhecer a Pharma Formula . A farmácia de manipulação mais próxima de você.
                Adalgiza lgnacio CRF 3501
                Farmacêutica e Proprietária da Pharma Formula.

12 abril, 2011

EQUIPE ENTÃO FEZ RECLAMAÇÃO NO ESPAÇO DE COMENTÁRIOS

Anônimo disse... 

porque não comentou quem ficou em primeiro lugar na gincana? Isso tudo é inveja ou oque?

Ps: EQUIPE VENCEDORA DA GINCANA DA APAE DE 2011 FOI A EQUIPE ENTÃO³   kisses para a redação invejosa

11 abril, 2011

PJ CONQUISTOU O VICE-CAMPEONATO DA 20ª GINCANA DO AMOR DA APAE

Após ter conquistado o título em 2010, a equipe da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, grupo JNC - Jovens em Novos Caminhos, conquistou o vice-campeonato da 20ª Gincana do Amor realizada pela APAE de Canarana nos dias 09 e 10/04/11no Centro Auxiliadora. A gincana contou com a participação de muitas pessoas da comunidade local, principalmente com alunos das escolas de ensino regular que formaram as equipes contribuindo para que o evento fosse um sucesso. No dia 10/04 foi servido no almoço o tradicional churrasco. As equipes participantes foram:        Brothers  ·        Então   ·        Ice   ·        Kboom  ·        Lindo Lindo   ·        Nanpe    ·        Os Fênix   ·        PJ   ·        Shallon.

 

07 abril, 2011

IGREJA CATÓLICA APRESENTARÁ TEATRO DA PAIXÃO NA SEXTA-FEIRA SANTA


          No dia 22 de abril de 2011, com início às 19:00 hs, no Pavilhão aberto da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, será apresentado um teatro tendo como título “CONTEMPLEMOS A PAIXÃO DE CRI5TO E A PAIXÃO DA CRIAÇÃO”. O objetivo da peça é abordar a temática bíblica da condenação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, fazendo uma referência a Campanha da Fraternidade 2011 que trata do meio ambiente.
A peça foi composta por Guido Afonso Rauber, sonoplastia e imagens de Domingos Finato e direção geral de Gema Favreto Colling.  O quadro de atores que atuarão da apresentação teatral são membros do Grupo de Jovens JNC (Juventude Novos Caminhos) da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
A apresentação de teatros e encenações nas datas especiais da vida da Igreja tem sido uma tradição na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora desde os seus primórdios. A mensagem que o grupo deixa neste ano é a seguinte: “ O Planeta Terra é nossa casa! É nosso compromisso com o Criador conservá-lo e cabe a nós transformá-lo num jardim! É assim que “o deserto florirá”.