28 outubro, 2011

ASSENTAMENTO NA FAZENDA GUATAPARÁ DEVERÁ SER O PRIMEIRO NO MUNICÍPIO PROMOVIDO PELO INCRA

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais Sal da Terra de Canarana, que tem como Presidente Rosimar Silva Vales,  vêm somando forças na luta para criar o primeiro Assentamento Rural do INCRA no município de Canarana-Mt. A Fazenda Guatapará possui 7.200,00 hectares localizados a 5 km da Vila Kuluene e conta com todo o apoio do Chefe do pólo Regional da Unidade Avançada do Vale do Araguaia do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Joaquim Francisco Ferreira. Vale ressaltar ainda que a Associação Sal da Terra possui mais de 150 famílias associadas. Segundo levantamento o município de Canarana-Mt é uma das únicas cidades do país que não possui Assentamento pelo INCRA.Em função da proximidade da aprovação do assentamento, a Associação Sal da Terra juntamente com o INCRA fará o cadastramento das famílias que irão ser assentadas na Fazenda Guatapará de 03 a 05 de novembro. O chamamento está sendo feito através da Rádio Comunitária Vida Nova de Canarana. 

27 outubro, 2011

CÂMARA APROVA PLANOS DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Em sessão extraordinária convocada pelo prefeito Walter Faria no dia 27 de outubro de 2011, a Câmara de Vereadores de Canarana aprovou os projetos de lei de autoria do Executivo relativos ao plano de cargos e carreira dos funcionários públicos municipais da Educação, Saúde e Administração Direta, Autartica e Fundacional. Os três projetos foram aprovados, sendo que o dos Profissionais de Educação teve duas emendas apresentadas pelos vereadores. As dependências do Plenário Bertholdo Grubert da Câmara ficaram tomadas de público, principalmente de trabalhadores das áreas de saúde e educação. Os professores portavam cartazes na tentativa de sensibilizar os vereadores no sentido de aprovarem emendas que melhorassem os percentuiais contidos no projeto encaminhado pelo prefeito. A pressão dos profissionais da educação não surtiu efeito e o plano acabou sendo aprovado sem alteração nos aumentos propostos pelo Executivo. No final ficou evidente um clima de frustração por parte do magistério. O Diretor do Sintep local, Paulo Roberto Guimarães, protestou contra o método utilizado pelo prefeito de ter mandado o projeto de última hora para votação na câmara, não permitindo que os professores tivessem mais tempo para uma melhor análise e encaminhamento de ações que pudessem garantir ganhos maiores para a categoria.

26 outubro, 2011

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM CANARANA MOSTRA AS DIFERENTES FASES DOS 50 ANOS DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU


De 25 a 29 de outubro, das 8 às 22h, no Centro de Tradições Gaúchas Pioneiros do Centro-Oeste de Canarana acontece a Exposição Fotográfica  “Xingu + 50”. A exposição conta a história do Parque por meio de imagens que remontam aos primórdios da ocupação do Alto Xingu pelos povos indígenas, passando pelas primeiras expedições dos viajantes europeus até a expedição Roncador-Xingu, do governo brasileiro, liderada pelos irmãos Villas Bôas, que culminou na criação do Parque. Na abertura estiveram presentes as autoridades: Eliane Felten, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana, Beatriz Irber, Secretária de Educação e Cultura, Vereadora Madelaine Stragliotto e Nhonkoberi Suya, representante da Funai. A apresentadora da solenidade foi Sueli Pirani e a coordenação da Exposição está a cargo de Engenheira Florestal do Instituto Sócio Ambiental, Cristina Velasquez.
Logo após a abertura foi realizada uma Mesa redonda, que contou com a participação das seguintes lideranças: Eliane Felten, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana, Marcio Parizotto, proprietário do Caça e pesca Peixão, Gilson Rocha, proprietário da Tasi taxi aéreo, Eduardo Scalabrin, proprietário do restaurante Chopinho, Nhonkoberi Suya, representantes da Funai e da professora Severiá Idiarie Xavante, da Aldeia Wede´rã.  A Mesa Redonda teve a coordenação do Diretor do Instituto Sócio Ambiental, Rodrigo Junqueira. Os principais assuntos abordados no debate foram a preservação do parque, o incremento do turismo e os problemas enfrentados pelo indígenas, especialmente a saúde.

21 outubro, 2011

CANARANA SE UNE AO MUNDO NA CANORIZAÇÃO DE SÃO LUIZ GUANELLA

O Padre Dom Luiz Guanella, fundador da Congregação Servos da Caridade, que atualmente atende a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, foi canonizado pelo Papa Bento XVI no domingo, dia 23 de outubro. Um grupo de 11 pessoas, incluindo o Padre José Lourival Taveira, de Canarana estiveram participando da celebração na Praça São Pedro do Vaticano.
Diversos sites, inclusive a Rede Vida de Televisão, transmitiram  ao vivo a canonização, que iniciou às 05:00 hs da manhã no horário de Mato Grosso. Mais informações sobre a canonização de São Luís Guanella podem ser conferidas no site da Província: www.guanellianos.org.br.
A comunidade da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana se uniu às comunidades guanelliadas espalhadas por todo o mundo neste momento histórico. Além das celebrações, durante todo o dia 23 de outubro foi feita uma vigíia de orações com a participação das pastorais e movimentos.

Recuperação de áreas degradadas desafia produtores rurais, pesquisadores, poder público e ONGs

Em encontro promovido pelo ISA, técnicos e pesquisadores conheceram o trabalho desenvolvido em campo percorrendo mais de mil quilômetros na Bacia do Xingu, em Mato Grosso, e contribuíram para o aprimoramento da metodologia aplicada para restaurar áreas degradadas.
Durante seis dias, técnicos, pesquisadores, representantes de instituições públicas e de ONGs percorreram aproximadamente 1,3 mil quilômetros entre os municípios de Canarana, Querência e São José do Xingu, em Mato Grosso, para conhecer o conjunto de técnicas e arranjos institucionais aplicados e trabalhados pela equipe do ISA na restauração de áreas degradadas na Bacia do Xingu. As visitas aconteceram durante a II Expedição de Restauração Florestal nas Cabeceiras do Xingu, realizada entre os dias 3 e 8 de outubro. O encontro contribuiu para o aprimoramento do trabalho desenvolvido na região ao longo dos seis anos pela Campanha Y Ikatu Xingu. Nesse tempo, mais de dois mil hectares entraram em processo de restauração na região da BR-158.
No total foram visitadas sete propriedades: a fazenda São Roque, de Amandio Micolino; a fazenda Simoni, de Teresinha Goldoni; o Projeto de Assentamento Suiá, em Canarana; a fazenda Schneider, em Querência; o Projeto de Assentamento Brasil Novo, nas propriedades de Armando Menin e Aldo Pereira da Rosa; e a fazenda BangBang, em São José do Xingu. 
Mais informações no site: www.socioambiental.org

18 outubro, 2011

LOCUTOR CRISTIAN DA RÁDIO VIDA NOVA CELEBROU CASAMENTO

No dia 15 de outubro de 2011, às 20:30 hs, junto a Igreja Católica Nossa Senhora Auxiliadora, o comunicador da Rádio Vida Nova FM, Cristian Finato uniu-se em matrimônio com a jovem Tatiane Thiel. Após a celebração os convidados foram recepcionados no Restaurante Chopinho.  


Cristian Estevan Lorenzetti Finato nasceu em Chapecó-SC dia 09 de junho de 1989, filho de Ivanilse Terezinha Lorenzetti Finato e Domingos Finato e Tatiane Aparecida Ribeiro Thiel nasceu em Canarana no dia 06 de dezembro de 1990, filha de Joaquim Pedro Santos e Nelsi Terezinha Ribeiro Thiel. O pensamento colocado como destaque no convite de casamento foi: “Ela gostou dele a primeira vista, Ele gostou do seu jeito de ser e começou a amá-la... Os dois acreditaram em coisas simples como respeito, gratidão, simplicidade, amor e sobre tudo amam a Deus”.

10 outubro, 2011

PARÓQUIA AUXILIADORA REALIZOU I RETIRO PAROQUIAL DAS MISSÕES POPULARES

De 07 a 09 de outubro de 2011, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora realizou o I Retiro Paroquial das Santas Missões Populares. O retiro foi realizado no Centro Auxiliadora e seu encerramento aconteceu com a celebração de uma missa na Igreja Matriz. A coordenação dos trabalhos foi do pároco, Padre José Lourival Taveira e a animação dos cantos foi coordenada pela Irmã Maria da Silva Maciel, do Instituto Jesus Maria José. Durante os três dias do retiro participaram cerca de 200 pessoas, um número considerado satisfatório pela coordenação. Além das lideranças locais, contribuíram para a realização do retiro uma equipe vinda de Barra do Garças, integrantes da Coordenação Diocesana das Missões Populares.

09 outubro, 2011

CANTORA RITA DE CÁSSIA LANÇOU SEU PRIMEIRO CD EM CANARANA

No sábado, dia 08 de Outubro de 2011, com início ás 19:00 horas, na sede da Igreja Palavra de Cristo no Brasil, situada na Rua Uberaba, 146, Jardim União, aconteceu o  lançamento do 1° CD da cantora evangélica  Rita de Cássia. Muitas pessoas da comunidade foram prestigiar o evento, que foi coordenado pelo Pastor Edinaldo. Embora com apenas 10 anos de idade, a cantora gravou três faixas de autoria própria. O evento serviu para inaugurar o telhado da Igreja, que tinha sido iniciada a 12 anos.