24 abril, 2012

CASA DO ARTESÃO OFERECE OPÇÕES PARA PRESENTEAR AS MÃES

A Casa do Artesão, situada ao lado da Feira do Produtor, no Bairro Nova Canarana, está com um grande sortimento de produtos atesanais. Conforme a encarregada de cuidar da casa, Noemi Kalkmann, entre essa grande variedade também estão produtos que podem ser uma ótima opção para presentear as mães no seu dia. A Casa do Artesão tem seu expediente de segunda a sexta-feira, das 13:30 às 18:00 hs e nos sábados e domingos, das 07:00 às 11:00 hs da manhã. Noemi informa que a Casa do Artesão também aceita encomendas de produtos que não estão disponíveis no momento.

20 abril, 2012

PRAÇA DE CANARANA FICOU LOTADA PARA A FESTA DO DIA DO ÍNDIO

Na noite de quinta-feira, 19 de abril, Dia do Índio, o Distrito Sanitário Especial Indígena, o DISEI Xingu, promoveu uma programação especial junto a Praça Central Siegfried Roewer. Na programação constou a projeção de filmes num telão datashow, exposição e venda de artesanato indígena, pronunciamentos das autoridades e apresentações artísticas iniciando com a Banda Municipal Átila Rodrigues Falcão.  Também se apresentaram os alunos do CRAS  com violão, percussão e capoeira, o CTG Pioneiros do Centro-Oeste, a Guarda Mirim, o Grupo dos Desbravadores e um grupo de dança afro-brasileira da Escola Norberto Schwantes. Na parte final da programação do Dia do Índio junto a Praça Central Siegfrid Roewer, diversos grupos de Danças Indígenas também fizeram suas apresentações. A população de Canarana se fez presente em grande número para prestigiar o evento, que as lideranças já adiantaram que vai se repetir nos próximos anos.

17 abril, 2012

ALUNOS DA EMEB PIONEIROS CANTAM EM HOMENAGEM AO ÍNDIO

Um coral formado por 170 alunos, do 1º ao 5º anos, da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica Pioneiros de Canarana, ensaiou duas canções sob a regência da Maestrina Esmeralda Medrado Bispo, para homenagear os Índios, que comemoram o seu dia neste 19 de abril. As canções foram gravadas e serão apresentadas pela Rádio Comunitária Vida Nova FM, durante a programação desta quinta-feira, dia do Índio.  A Diretora da EMEB Pioneiros, Denise Pertile,  destacou que o coral costuma fazer apresentações nas datas especiais do ano, como Dia do Município, Pácoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Pátria e Natal. Esse trabalho também é importante para incentivar novos talentos e enriquecer o trabalho cultural da escola.

08 abril, 2012

TRÍDUO PASCAL CONTOU COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DE FIÉIS DA PARÓQUIA AUXILIADORA

A celebração de fechamento do Tríduo Pascal da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, a Vigília Pascal, foi acompanhada por um grande número de fiéis, que com muita alegria viveram cada momento da liturgia. O início se deu junto a Rua Tenente Portela, em frente a igreja, onde foi dada a bênção ao fogo santo e foi preparado o Círio Pascal. A comunidade seguiu em caminhada até o interior da igreja, onde o Círio foi introdudizido pelas mãos do Pároco Pe Adenir José Fumagalli. Seguiu-se a liturgia, que faz um apanhado da História da Salvação contada pela Bíblia Sagrada. A ressurreição de Jesus foi encenada, com Joaquim Braga interpretando a figura de Jesus que saiu da sepultura pregando as Bem-Aventuranças. Outros momentos marcantes da missa foi a bênção da água e a renovação das promessas do batismo.
Na Sexta-Feira Santa foi celebrada a caminhada dolorosa percorrida por Jesus Cristo ao ser condenado, crucificado e morto.  Às 15:oo foi celebrada a Paixão de Jesus e no final as pessoas demonstraram seu sentimento em relação a Jesus beijando-o na cruz. Na parte da noite, com início às 20:00 hs, foi realizada uma caminhada pelas ruas e avenidas da cidade, com a Via-Sacra recitada e encenada em algumas estações.

 
 

06 abril, 2012

PROFISSIONAIS DA SAÚDE REPRESENTARAM OS APÓSTOLOS NO LAVA-PÉS EM CANARANA

Na celebração do Lava-pés desta Quinta-Feira Santa, dia 05 de abril de 2012, na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, um grupo de 12 profissionais da saúde interpretaram  os 12 apóstolos da Última Ceia de Jesus. O ato de lavar os pés foi realizado logo após a homilia pelo Pároco Padre Adenir José Fumagalli. O convite aos profissionais da saúde para essa representação se deve ao tema da Campanha da Fraternidade 2012, que trata da Saúde Pública. Além da celebração do Lava-Pés, a Quinta-Feira Santa celebra a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Logo após a missa foi realizada uma vigília de adoração, que se extende até às 15:00 hs da Sexta-Feira Santa, momento que é celebrada a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

03 abril, 2012

GRUPO DE JOVENS DE CANARANA PARTICIPOU DA JORNADA EM BARRA DO GARÇAS


Neste domingo (01.04) aconteceu em Barra do Garças, a Jornada Diocesana da Juventude com  participação de vários grupos de jovens de toda a diocese. O Grupo de jovens JNC - Jovens em Novos Caminhos - da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Canarana, esteve presente com 27 participantes. O Bispo Dom Protógenes José Luft, durante o evento realizou uma palestra catequética onde os jovens tiveram a oportunidade de perguntar sobre o sentido da cruz. Durante sua palestra foram selecionadas 3 perguntas para serem respondidas pelo Bispo e uma delas foi a do grupo de Canarana, feita pela integrante Cristiane.
O evento em Barra do Garças foi realizado em preparação a JMJ- Jornada Mundial da Juventude, que irá acontecer no Rio de Janeiro em julho de 2013. O Grupo de jovens de Canarana já esta se preparando para participar deste grande evento. No encerramento do evento o Bispo declarou como 2012 como o Ano Diocesano da Juventude. As fotos deste encontro podem ser conferidas no site www.canarananews.com.br